terça-feira, 8 de março de 2011

Um pouco do povo cigano

Sou admiradora da cultura cigana, sempre que posso frequento suas maravilhosas festas.
Vamos saber um pouco sobre sua
história.
Os primeiros grupos de ciganos chegaram a Europa Central e Ocidental em meados do século XV e XVI. Eles foram chamados pelos habitantes dessa região de "boêmios", "egipcianos" e "sarracenos". Esse último termo, naquela época significava "não cristão" ou "pagão".
Os ciganos falam uma língua chamada romani. O estudo dela tem muito a revelar sobre a gênese e evolução do próprio romani.
No século XVIII, o inglês William Marsden e alguns outros estudiosos descobriram a relação do romani e das línguas indianas, com o dialeto hindu, o punjabi e o antigo dialeto sânscrito. Devido a sua língua, acredita-se que os ciganos vieram da Índia, passaram pela Pérsia e pela costa do mediterrâneo. E atualmente, encontramos ciganos espalhados pelo mundo inteiro.
O grande lema do Povo Cigano é:
“O céu é meu teto; a terra é minha pátria e a liberdade é minha religião", traduzindo um espírito essencialmente nômade e livre dos condicionamentos das pessoas normais geralmente cercadas pelos sistemas aos quais estão subjugadas.

É quase impossível traçar uma linha do tempo a fim de saber com exatidão a origem do povo cigano. Primeiro porque não há muitas fontes escritas a respeito desse povo, pois eles não registravam sua história. O segundo motivo é que as referências históricas tradicionais feitas por não ciganos podem ter sido elaboradas com um acréscimo de preconceito.
Os ciganos, de acordo com a Oxford English Dictionary, têm a pele morena e o cabelo preto.
Antigamente, os ciganos eram nômades, viajavam com suas famílias em carroças e dormiam em tendas, mais tardes substituídas por caravanas. A grande maioria dos ciganos da contemporaneidade não são mais nômades e falam a língua de acordo com o país onde vivem, pois o romani sofreu acréscimos de palavras dos respectivos países por onde os ciganos passaram
Em sua maioria, os ciganos são artistas (de muitas artes, inclusive a arte circense); e exímios ferreiros, fabricando seus próprios utensílios domésticos, suas jóias e suas selas. Os Ciganos sempre levaram uma vida muito simples, fabricando tachos, consertando panelas, vendendo cavalos (atualmente vendem carros) fazendo artesanato (principalmente em cobre o metal nobre desse povo) e lendo as cartas ciganas para ver a " buena dicha" ( boa sorte). Na verdade cigano que se preza, antes de ler a mão, lê os olhos das pessoas (os espelhos da alma) e tocam seus pulsos (para sentirem o nível de vibração energética) e só então que interpretam as linhas da mão. A prática da quiromancia para o Povo Cigano não é um mero sistema de adivinhação, mas, acima de tudo um inteligente esquema de orientação sobre o corpo, a mente e o espírito; sobre a saúde e o destino. O mais importante para o Povo Cigano é interagir com a Mãe Natureza respeitando seus ciclos.

 Santa Sara Kali, padroeira do povo cigano comemorado  todos os anos  dia 24 de maio.
Sara, Sara, Sara, fostes escrava de José de Arimatéia, no mar fostes abandonadas (pedir para que nada nos abandone: amor, saúde, felicidade, fé, amigos, dinheiro...). Teus milagres no mar se sucederam e como Santa te tornastes; à beira do mar chegastes e os ciganos te acolheram. Sara, Rainha, Mãe dos Ciganos, ajudaste e a ti eles consagraram como sua protetora e mãe vinda das águas. Sara, Mãe dos Aflitos, a ti imploro proteção para o meu corpo, luz para os meus olhos enxergarem até no escuro (pedir forças para os seus olhos, vidência), luz para o meu espírito e amor para todos os meus irmãos, brancos, negros, mulatos, enfim, a todos os que me cercam. Aos pés de Maria Santíssima, tu, Sara, me colocarás e a todos que me cercam para que possamos vencer as agruras que a terra nos oferece. Sara, Sara, Sara, não sentirei dores nem tremores, espíritos perdidos não me encontrarão e assim como conseguistes o milagre do mar, a todos que me desejarem mal, tu com as águas me fará vencer (quando a pessoa não está bem e querendo resolver algo muito importante, nesse momento, beber três goles de água). Sara, Sara, Sara, não sentirei dores nem tremores e continuarei caminhando sem parar, assim como as caravanas passam, no meu interior tudo passará e a união comigo ficará; e sentirei o perfume das caravanas que passam deixando o rastro de alegria e felicidade. Teus ensinamentos deixarás! Amai-nos Sara, para que eu possa ajudar a todos que me procurem, ajudados pelos poderes de nossos irmãos ciganos. Serei alegre e compreensiva (o) com todos os que me cercam. Corre no Céu, corre na Terra, corre no Mundo e Sara, Sara, Sara, estará sempre na minha frente. Assim como os ciganos pedem: Sara fique sempre na minha frente, sempre atrás, do lado esquerdo, do lado direito. E assim dizemos: somos protegidos pelos ciganos e pela Sara que me ensinará a caminhar e a perdoar.






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário